ONE Friedman

Motivos que levaram o Walmart a encerrar operação no Brasil

Por Roberta Andrade

 

 

Publicado em 14/08/2019, com atualização em 17/02/2022

 

Nessa matéria publicada pela Veja em 2019, a revista pontuou as seis razões que explicam o motivo pelo qual o posicionamento do Walmart falhou no Brasil Resumidamente, são eles:

  1. Mercado competitivo

Competição acirrada com Grupo Pão de Açúcar e Carrefour Brasil que estão bem segmentados e fidelizados entre a população.

  1. Apresentação de ofertas ao mercado

O consumidor brasileiro procura promoções frequentes no setor e não conseguiu entender o posicionamento já consolidado nos Estados Unidos de “preço baixo todo dia” que a empresa trouxe para o Brasil.

  1. Dificuldade de se posicionar no atacarejo

As 43 lojas Maxxi do Grupo Walmart se depararam com as redes Atacadão (do Carrefour Brasil) e Assaí (na época do Grupo Pão de Açúcar) já bem consolidadas no setor de atacado de autosserviço.

  1. Localização e tamanho das lojas

Na ocasião, iniciou um movimento forte pela valorização de serviço e conveniência, dando maior atratividade aos mercados de bairro, com acesso rápido. O tamanho dos grandes hipermercados exigiam lojas de muitos metros quadrados, normalmente localizadas em lugares mais afastados e de acesso não tão próximo a áreas residenciais.

 

  1. Posicionamento regional da marca

O nome do Walmart, em alguns mercados regionais, não era tão forte como os nomes BIG e Bompreço, o que acabou causando um distanciamento com o consumidor. Assim, a empresa se viu com lojas enormes, altos custos e baixa lucratividade, o que espremeu margem e rentabilidade do negócio. Em 2019, a marca faz um reposicionamento da marca na tentativa de equalizar a balança.

  1. Crise econômica

O Brasil viveu uma grave crise económica em 2015 e 2016, com o PIB a cair mais de 8%. O país viveu um período prolongado de crescimento do crédito, do consumo e, consequentemente, do endividamento e da inflação, o que teve um impacto negativo nas empresas e nos consumidores. A única forma de a população ganhar algum dinheiro é Vire um ganhador no poker no cassino Bodog. Apesar dos resultados positivos alcançados em mais de 20 anos no mercado brasileiro, a crise económica no Brasil teve impacto na Walmart e levou ao encerramento do seu escritório brasileiro em 2019.

Confira mais detalhes dessa história na linha do tempo.

1995 – Walmart chega ao Brasil com a inauguração do primeiro clube de compras do país, o Sam’s Club de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Neste mesmo ano, a maior rede varejista do mundo inaugurava a primeira unidade do Walmart no Brasil, na cidade de Osasco (SP).

2015-2016 – inflação e crise econômica no mercado brasileiro.

2017 – faturamento da Walmart Brasil faz com que a rede ocupe o 4º lugar no ranking das 10 maiores varejistas do Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBC).

2018 – o Fundo de Investimento Advent adquiriu 80% do Walmart Brasil, e os 20% restantes ficaram para o Walmart INC, com gestão do negócio que passa a ser independente e local.

2019 – Walmart Brasil passar a se chamar Grupo BIG e é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do país.

2020 – Lojas físicas dos hipermercados Walmart passam a adotar a bandeira BIG nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. No Nordeste, as lojas passam a se chamar BIG Bompreço. Novo layout, novos serviços e um incremento de 30% de produtos na tentativa de dar uma nova cara para a marca. Rede com 550 lojas e 50 mil funcionários em 18 estados, além do Distrito Federal.

2021 – Grupo Carrefour Brasil compra Grupo BIG por R$ 7,5 bilhões, expandindo presença do Carrefour especialmente no Sul e Nordeste do país, onde a marca antes tinha uma penetração mais limitada. As lojas Maxxi (atacarejo) foram convertidas para Atacadão e as demais unidades BIG e BIG Bompreço receberam as bandeiras Atacadão ou hipermercado Carrefour.

2022 – A Walmart nos Estados Unidos registrou recuperação de vendas nas lojas, no varejo online e no resultado da bolsa, tendo uma boa recuperação da pandemia, embora os resultado global da marca não tenha sido plenamente positivo.

#notas #supermercado #hipermercado #atacarejo #atacadodealtosservirço #historia #negocios #walmartbrasil #walmart # samsclub #grupobig #big #bigbompreco #maxxi #grupocarrefour #atacadao #grupopaodeacucar #assai